Agronegócio
Última oportunidade de visitar a Fenovinos
Evento encerra-se neste sábado, na Associação Rural de Pelotas, com variadas opções de entretenimento ao público
Paulo Rossi -
Este sábado é a última oportunidade de aproveitar a 32ª edição da Fenovinos, que ocorre na Associação Rural de Pelotas (ARP). Com programação vasta para todos os públicos, terá concursos variados, inclusive de churrasco, entregas de prêmios e o grande leilão. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
As atrações do evento são mais voltadas a todos os elos da cadeia da ovinocultora. Um dos pontos altos da programação deste sábado será a reunião Gargalos da Ovinocultura, que contará com discussões sobre dois dos grandes inimigos atuais do setor: os predadores e o abigeato. Ela inicia-se a partir das 8h30min, com fórum de discussões. Nela, também será lançada a Frente Parlamentar da Ovinocultura - que conta com assinaturas de 45 dos 55 deputados gaúchos. Para Cristina Soares Ribeiro, membro da organização do evento, diretora da ARP e presidente da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, a expectativa é de sensibilizar as autoridades à causa, principalmente com legislações que responsabilizem mais os culpados por estas adversidades.
Na sexta, o dia foi de premiações aos animais. Durante o evento, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edmundo Gressler, falou ao Diário Popular que Pelotas surpreendeu pelo grande apoio do público. Embora ainda não seja possível avaliar comercialmente a Fenovinos, ele diz que este acaba não sendo o foco. "Essa é uma feira que não se caracteriza por alta comercialização", aponta. Os contatos e, principalmente, o fomento à ovinocultura são os grandes pontos das edições. Após a premiação, houve o lançamento oficial do evento, com coquetel e entrega de premiações.
Artesanatos de lã como opção de compra
O Pavilhão Central de Remates apresenta a exposição de artesanatos em lã. Com opções como roupas e decorações, e, claro, pelegos, são muitas as bancas expondo. Andréa Madruga veio de Piratini para a Fenovinos. A artesã e criadora diz que segue o circuito da ovinocultura, e Pelotas está dando resposta positiva. "Está sendo muito bom. O retorno tem sido grande", garante. Ela diz que o movimento e as vendas são altos, e os desfiles diários ajudam a chamar a clientela. As principais procuras são os coletes com feltro que, segundo ela, destacam-se pela suavidade de sua lã fina. Para a visitante Jenedi de Freitas, 78, este tipo de evento é positivo para quem quer matar a saudade do campo. De família ovinocultora, a moradora de Jaguarão aproveitou a passagem por Pelotas para visitar o evento.
Opções variadas
São 596 animais, vindos de 33 municípios, que estão em venda ou exposição. Neste sábado, o grande leilão de fêmeas prenhas, a partir das 16h, e concursos encerram o evento. A final do Concurso Regional de Borregas e Artesanato, promovido pela Emater, ocorre logo pela manhã. Haverá também a escolha da próxima sede da Fenovinos, que deverá ocorrer em Santiago ou Esteio, segundo Cristina. Ao meio-dia, o Concurso de Churrasco Ovino acontece, mas os 400 ingressos disponibilizados acabaram rapidamente.
Confira a programação
8h30min - Reunião (Gargalos da Ovinocultura-Abigeato e Predadores) - Casa da Amizade
8h30min - Horário limite para entrada de borregas para concurso da Emater
9h - Final do 12° Concurso Regional de Borregas e Artesanato da Emater - Pavilhão Central de Remates
11h - Escolha da Sede da Fenovinos 2020 - Salão Nobre
12h - Concurso de Churrasco Ovino - anexo Restaurante ARP
12h30min - Almoço - Pista Central
15h - Entrega dos Prêmios dos Concursos da Emater - Pavilhão Central de Remates
16h - Leilão de Fêmeas Tatuadas e Rebanho Geral - Pavilhão Central de Remates
16h - Chás de confraternização e exposição Pampa & tradição, obras da Artista Maria Lucia Drummond - Salão Nobre da ARP
18h - Início da liberação dos animais
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário